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13/10/2011
fonte: ABEMD

Por Marcelo Custodio de Oliveira, da Loyalty Marketing Solutions e Kamala Batista, da Petrobras

Como chamar atenção instantaneamente? Essa foi a pergunta que abriu a palestra.

Você deve desaprender o que já aprendeu. Planejar para conseguir informações em real time. As pessoas que entenderem a necessidade da informação em tempo real serão as que terão sucesso. Você precisa falar com o mercado agora e não quando sua campanha estiver pronta.

Ele mostrou o caso da Gap que acabou de lançar um novo logo para sua marca e começou a receber críticas negativas instantaneamente para ilustrar a necessidade de ter reações instantaneamente. Após as críticas GAP teve que reverter e voltar ao logo antigo.

Quando estiver criando para campanhas real time use imagens e palavras que representem a realidade do consumidor, sua linguagem.

Foi mostrado um caso da banda Grateful Dead que pediu para os seus fans gravarem seu show e foi gerado conteúdo gratuíto e relevante para ser compartilhado.

O vídeo "United breaks guitar" que foi desenvolvido por um consumidor que teve sua guitarra quebrada em um voo da United Airlines alcançou 2 mm de visualizações no you tube em apenas 3 dias. A United nāo fez nada para reverter o caso a tempo. O vídeo "Taylor guitars responds" mostra como o fabricante da guitarra quebrada soube agir rapidamente demonstrando respeito ao cliente. Vale a pena ver os vídeos no you tube. Esse caso demonstra a necessidade de criar um guideline para essas situações e que seja desenvolvido uma mentalidade voltada a real time nas empresas.

Outros pontos abordados foram a importância de disponibilizar conteúdo aberto, o poder de criar estórias e a necessidade de implementar sistemas que respondam em tempo real. David finalizou a apresentação demonstrando uma pesquisa própria que indica que apenas 28% das 100 maiores companhias americanas tem feito algo sobre engajamento real time.


ABEMD:
http://www.abemd.com.br/noticiacompleta.php?id=5988



 

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